Arquivo da categoria: Eventos

Brasileiro de SUP Race: Saiba um pouco mais sobre o Museu do Surf

 by  e Em Foco Surf

Museu do surf foi uma das atrações do brasileiro de SUP Race: Foto: Everardo Santana / Emfocosurf

Por Redação SUPCLUB.com.br

Além das disputas eletrizantes que rolaram durante o durante o Desafio Kaluanã, terceira etapa do circuito brasileiro de SUP Race que rolou em Fortaleza no último final de semana (clique aqui), a ASUP-CE, preparou uma série de atrações para entreter o público e divulgar a cultura do surf. Entre as atividades, o Museu do Surf chamou a atenção pela quantidade de informações divulgadas, os belos quadros da artísta plástica Rosa Fonseca, além de um paralelo bem interessante entre a cultura havaiana de remada e as culturas de remada dos povos indigenas brasileiros. Continue lendo Brasileiro de SUP Race: Saiba um pouco mais sobre o Museu do Surf

Brasileiro de SUP Race: Desafio Kaluanã faz história em Fortaleza

 by 

Competidores da race profissional reunidos. Superação e alto astral marcaram o evento.

Por Redação SUPCLUB.com.br

Kaluanã é uma palavra indígena de origem Tupi que significa “Grande Guerreiro”. O missionário jesuíta José de Anchieta, que percorreu grande parte do Brasil na era colonial catequisando índios, descreveu os Kaluanã como os mais radicais, extremos e destemidos guerreiros indígenas que encontrara. Dizem, que por serem um povo que jamais se rendia, foram exterminados pelos colonizadores portugueses após incansáveis batalhas. Porém, séculos mais tarde, os Kaluanã foram avistados novamente.

Vindos de várias partes do Brasil, se encontraram na praia de Iracema, em Fortaleza, para disputar, armados de remos e pranchas, o “1º Desafio Kaluanã”, terceira etapa do circuito brasileiro de SUP Race. A prova, considerada a mais “extreme” da história do SUP Race brasileiro, exigiu além de muita técnica e preparo físico, preparo mental e muita concentração. Ventos contrários de 20 knots, ondulações e correnteza. Uma prova para verdadeiros guerreiros. Continue lendo Brasileiro de SUP Race: Desafio Kaluanã faz história em Fortaleza

O Desafio do Kaluanã – Por que Kaluanã?

Kaluanã é um nome oriundo do tronco gramatical Tupi, da família Tupi-guarani que significa “Grande Guerreiro” ou o “Grande Guarani”.

Técnica, garra, ausência de medo faziam com que os nobres Guaranis, ultrapassassem seus limites, tonando-se assim o KALUANÃ. Lembrando o fato descrito pelo missionário jesuíta José de Anchieta que viveu 44 anos no Brasil pré-colonial, segundo Anchieta os índios da costa do Brasil e principalmente nordeste eram os mais radicais e extremos, canibais por natureza e extremamente destemidos. Por este motivo foram praticamente exterminados, por não aceitarem a colonização portuguesa nem a escravidão imposta por esses colonizadores.

Estes guerreiros acostumados ao mar, remavam em Ubás que significa “canoa de uma só peça escavada em tronco de árvore”, normalmente em pé como os polinésios que deram origem a Canoa Havaiana, sendo essa ainda o equipamento náutico de navegação a remo mais perfeito criado pelo homem.

A ligação entre os povos indígenas é motivo de muito estudo ainda, a historiadores que afirmam que os povos da Amazônia foram colonizados por polinésios que adentram pelo pacifico e outros descrevem como fator inverso, que foram os povos Maias e Astecas que se aventuraram as bandas da polinésia.  Sendo ou não, em todas as civilizações antigas “Remar em Pé” faz parte das nossas origens. Continue lendo O Desafio do Kaluanã – Por que Kaluanã?

Circuito Brasileiro de SUP Wave – 3ª. Etapa – Desafio kaluanã.

Fonte ABSUP

Esta chegando a hora! Faltam apenas 10 dias para a 4ª etapa do circuito brasileiro de Stand Up Paddle , 3ª etapa da modalidade SUP Race. O Desafio Kaluanã!

Os melhores remadores de SUP do Brasil já estão de malas prontas para prestigiar a primeira etapa do circuito brasileiro de Race a ser realizada em mar aberto em condições técnicas inéditas que irão colocar a prova as habilidades dos atletas.

A entidade organizadora do Desafio Kaluanã, a ASUP-CE – Associação de Stand Up Paddle do Ceará em parceria com a empresa K1 sports, disponibilizou em seu site todas as informações pertinentes ao evento. http://www.asupce.org.br

Com patrocínio do Governo do Estado do Ceara e apoio da Art In Surf, Surf Tech, Marina Park, Athos, Outbrust, PowerGames e Quebra Coco, a etapa cearense promete ser inesquecível. Não deixe de participar!

O desafio Kaluanã  oferece R$10.000,00 reais de premiação e promete muita disputa e muita confraternização.

A sede do evento será no Marina Park Hotel, com uma estrutura de primeira e muito conforto o Hotel oferece além de preços especiais para participantes do evento, uma vista privilegiada para da competição que acontece bem a sua frente.

Informações: www.marinapark.com.br ou no site da ASUP-CE em hospedagem.

International Surfing Day


NO CEARÁ O INTERNATIONAL SURF DAY SERÁ NA PRAIA DO DIÁRIOS, NA BEIRA MAR.
A ASSOCIAÇÃO DE SUP DO CEARÁ E O SUPCLUB-CE ESTARÃO PRESENTES PARA O EVENTO COM MUITAS PRANCHAS PARA TODOS CURTIREM O ESPORTE DOS REIS HAWAIANOS.

ISD

Um dia surfando para a celebração mundial do Surf.

Aberta a todos que permite ao mais novo e mais velho, os novatos e os profissionais compartilharem uma mesma paixão. Os eventos são organizados no mundo inteiro a fim de fazer todo o público descobrir o surf como um esporte e uma cultura.

No domingo 19 de Junho de 2011, milhares de pessoas ao redor do mundo irão celebrar o Dia Internacional do Surf, surfando.

Organizado por EuroSIMA (Associação Européia dos Fabricantes da Indústria de Boardsports) em parceria com as Continue lendo International Surfing Day