Arquivo da categoria: Canoa Havaiana

O Desafio do Kaluanã – Por que Kaluanã?

Kaluanã é um nome oriundo do tronco gramatical Tupi, da família Tupi-guarani que significa “Grande Guerreiro” ou o “Grande Guarani”.

Técnica, garra, ausência de medo faziam com que os nobres Guaranis, ultrapassassem seus limites, tonando-se assim o KALUANÃ. Lembrando o fato descrito pelo missionário jesuíta José de Anchieta que viveu 44 anos no Brasil pré-colonial, segundo Anchieta os índios da costa do Brasil e principalmente nordeste eram os mais radicais e extremos, canibais por natureza e extremamente destemidos. Por este motivo foram praticamente exterminados, por não aceitarem a colonização portuguesa nem a escravidão imposta por esses colonizadores.

Estes guerreiros acostumados ao mar, remavam em Ubás que significa “canoa de uma só peça escavada em tronco de árvore”, normalmente em pé como os polinésios que deram origem a Canoa Havaiana, sendo essa ainda o equipamento náutico de navegação a remo mais perfeito criado pelo homem.

A ligação entre os povos indígenas é motivo de muito estudo ainda, a historiadores que afirmam que os povos da Amazônia foram colonizados por polinésios que adentram pelo pacifico e outros descrevem como fator inverso, que foram os povos Maias e Astecas que se aventuraram as bandas da polinésia.  Sendo ou não, em todas as civilizações antigas “Remar em Pé” faz parte das nossas origens. Continue lendo O Desafio do Kaluanã – Por que Kaluanã?

Onde tudo começou…Wa’a He’e Nalu

Para quem não sabe a WA’A Canoa Havaina é o instrumento náutico mais antigo feito pelo homem, sua história faz parte da evolução do homem moderno.

Todavia esta embarcação não sofreu muitas alterações em seu desenho.
No Quiksilver Makahiki 2009 Canoe Surfing, temos a prova do quanto eficiente estas embarcações são.
Ondas de 8 pés não são obstáculos para estes guerreiros.
Isso é o surf mais puro que existe, evolve muita sinergia, coragem e força.