Arquivo da categoria: Surf Retro

França – Paracuru – SUP

Patrick com Jangada

Meu amigo Patrick é um Francês legitimo daqueles que comem aquelas comidas esquisitas (Ouriços Crus), fala puxando um “L” e que gosta de Surfar, pois, quem não sabe a França é como uma Califórnia só que na Europa, quase todo mundo lá gosta de surfar, além de jogar futebol…

Patrick aprendeu a surfar na França, foi onde conheceu o SUP, como um bom Francês Surfista ele é um Water Man…

Kite, Wind, Fishes, SUP, Single Fins, esta são palavras comuns no seu vocabulário e foi assim que ele andou a Europa toda atrás de onda, mas, Patrick nunca estava satisfeito, sua alma dizia que algo lhe faltava… Continue lendo França – Paracuru – SUP

Bonzer – Inovação e Tradição Pró-Surf

Pura Evolução

Bonzer (bon-zer) , adj. Australiano (NZ) gíria; extraordinário. Único.
Archetype – O padrão original, após do que uma coisa é feita, ou o primeiro modelo.

A bonzer é uma variedade de prancha criada pelos irmãos Campbell, Duncan e Malcolm (http://www.bonzer5.com), de Oxnard, na Califórnia. É um shortboard com três ou cinco quilhas com duplo côncave e canaletas.

As caneletas criam um efeito Venturi (Hidro e Aerodinâmica, principio da turbina) que orienta a água fora da superfície da placa através de uma passagem reduzida, aumentando a sua aceleração e velocidade .

Muitos consideram o design da bonzer o inicio da prancha de surf moderna, além de ser  a primeira triquilha ” tri-fin” criada (dezembro 1970), visto que o fato de ser considerada a primeira triquilha é ocasionada pela forma que as quilhas laterais foram colocadas em frente da quilha central. Continue lendo Bonzer – Inovação e Tradição Pró-Surf

A viagem psicodélica das Fishes

Viajem Fish

As pranchas Retro possuem grande flutuação e excelente remada e recupera uma perspectiva de surf que o surfista tradicional não tem, que é o surf de linha, este “surf fluido”, evolui o surf padrão (que é o de pranchinha), abrindo a mente do surfista para uma relação mais próxima com e energia das ondas e do mar.

Dentro do mundo “Old School” (tudo que é considerada velha guarda) há variados modelos de “Retro Boards”, sejam Eggs, Biscuits, Mini Models, Fishes ou outras inovações que fizeram à cabeça da moçada em 1970, mas dentre essas todas destaco as pranchas Fish.

Responsável pela explosão do “Retro Surf”, as Fishes tem um mundinho só para elas, todo surfista que entende um pouco de surf, sabe do que estou falando, e todo Shaper que ama o que faz, tem o prazer de desenvolver uma dessas.São pranchas mágicas que possuem um feeling único, normalmente quem se aprofunda no surf de fish, nunca abandona e sempre quer mais.”

Continue lendo A viagem psicodélica das Fishes