O Desafio do Kaluanã – Por que Kaluanã?

Kaluanã é um nome oriundo do tronco gramatical Tupi, da família Tupi-guarani que significa “Grande Guerreiro” ou o “Grande Guarani”.

Técnica, garra, ausência de medo faziam com que os nobres Guaranis, ultrapassassem seus limites, tonando-se assim o KALUANÃ. Lembrando o fato descrito pelo missionário jesuíta José de Anchieta que viveu 44 anos no Brasil pré-colonial, segundo Anchieta os índios da costa do Brasil e principalmente nordeste eram os mais radicais e extremos, canibais por natureza e extremamente destemidos. Por este motivo foram praticamente exterminados, por não aceitarem a colonização portuguesa nem a escravidão imposta por esses colonizadores.

Estes guerreiros acostumados ao mar, remavam em Ubás que significa “canoa de uma só peça escavada em tronco de árvore”, normalmente em pé como os polinésios que deram origem a Canoa Havaiana, sendo essa ainda o equipamento náutico de navegação a remo mais perfeito criado pelo homem.

A ligação entre os povos indígenas é motivo de muito estudo ainda, a historiadores que afirmam que os povos da Amazônia foram colonizados por polinésios que adentram pelo pacifico e outros descrevem como fator inverso, que foram os povos Maias e Astecas que se aventuraram as bandas da polinésia.  Sendo ou não, em todas as civilizações antigas “Remar em Pé” faz parte das nossas origens.

Posso descrever vários motivos pelo qual a ASUP-CE escolheu o nome KALUANÃ para representar esta modalidade de corrida (RACE), mas nenhuma é mais importante do que o respeito pelas nossas origens.

 

O Standup Paddle em hawaiano KU HOE, resgata nossa origem ancestral onde nossos antepassados remavam em pé para pescar, caçar, desbravar e quem sabe disputar uma corrida, fato comum nos jogos indígenas do Brasil.

 

Vendo desta forma o Ceará é o palco da 4ª etapa do circuito brasileiro de Stand Up Paddle na 3ª etapa da modalidade SUP Race (corrida de SUP), o Desafio do Kaluanã.

Desafio do “Grande Guerreiro” é o primeiro campeonato Brasileiro de travessia em Standup Paddle em águas abertas, em condições acima da média de navegação a remo, condições singulares e exclusivas do estado do Ceará, nesta temporada.

 

A ASUP-CE, homenageia os índios do Brasil, em especial o do nosso estado os Tapebas e Tremembés, exímios pescadores, cuja miscigenação com os colonizadores portugueses e os escravos africanos forjou o povo cearense.

Be Sociable, Share!