A História das Quilhas

 

Biquilha Fish
Autor: Tomas F. Oberst Kadgien
Email: oberstsurfboards@gmail.com
URL: http://oberstwoodfins.blogspot.com
Fonte: http://www.surfinghandbook.com
http://www.surfinghandbook.com/surfboard-design/surfboard-fins/surfboard-fin-history/

A História das quilhas levou um longo caminho cheio de experimentação e mutação. O caminho para a seleção do dia de hoje das “barbatanas” foi verdadeiramente um esforço conjunto entre as mentes do surf mais brilhantes do século passado.

Antes das Quilhas

Os gigantescos pranchões de surf (“olos”) dos primeiros surfistas havaianos não tinham quilhas.Eles realmente não estavam manobrando suas pranchas demasiado, a idéia era deslizar-se diretamente para a terra. Em vez de tentar criar manobras, a antiga arte Havaiana de surfar constava simplesmente em manter a prancha apontado para adelante ao ser empurrada pela onda. Antes das quilhas, o único método para controlar a prancha era manter um pé na agua para assim fazer uma virada.

O padre fundador: Tom Blake

Em 1934, Tom Blake -surfer legendario e inventor da prancha de surf oca entre outras coisas- decidiu usar sua criatividade para resolver o problema do controle das pranchas. Segundo a lenda, ele perguntou a um comandante de um speedboat sobre o skeg (quilha) do seu barco e disseram que era para ajudar a estabilizar o barco durante jogadas duras. Um dia Blake acha um barco abandonado na praia. Ele arrancou a quilha, modificando e colocando à na sua prancha de surf. Inicialmente ele não gostava da sensação, mas depois ele pegou sua primeira onda e ai ele foi adorando.

“ Quando fui primeiro para as ilhas (Hawaii), eles usavam pranchas com muita área na rabeta e para controlar-lás colocavam um pé na agua, o que era muito difícil de fazer ” disse.

“ Descobri que seria fácil corrigir esse problema, basta adicionar algo: uma quilha. Finalmente, coloquei uma e ela funcionou bem. Foi uma quilha muito grande, sobre 4? de alto e um pé de largo. Demorou dez anos para essa coisa entrar na cena e em seguida, as pranchas começaram a ficar mais leves e menores e [então] a quilha tornou-se mais eficaz para orientar-las.

Primeira Evolução

A evolução do protótipo da primeira quilha do Tom Blake foi muito lenta. Esta primeira monoquilha foi modificada por Bob Simmons na década dos 40 em formas no muito diferentes as usadas na atualidade.Simmons foi o primeiro inovador nas quilhas quando ele inventou as biquilhas.

 

George Greenough criou mais tarde quilhas mais estreitas com, mas flexibilidade, copiando-as da rabeta de um atum. Ele começou testando elas numa Kneeboard, mais a performance foi tão boa que eventualmente foram colocadas nas pranchas de surf quando Bob Mc Tavish implemento elas nas suas inovadoras pranchas leves e curtas.

Segunda Evolução

Os surfistas ainda surfaram de monoquilha nos inícios da década dos 70, hasta que o Australiano Mark Richards apareceu com a biquilha (muito parecidas às criadas por Simmons) e usou elas nas competências, assombrando tudo o mundo com suas manobras rápidas, garantindo assim 4 títulos mundiais consecutivos entre 1979 e 1982, mudando também a direção do surf moderno para sempre.

Terceira evolução

Em 1980 as quilhas levaram uma inovação monumental. No final dos 70, o jovem australiano Simon Anderson ficou famoso por surfar as gigantes ondas do North Shore de Oahu. Ele ficava frustrado por não poder controlar as pranchas biquilhas em ondas grandes. Um dia ele percebeu que um surfista usava uma pequena quilha em forma de media lua entre as duas quilhas laterais de sua prancha, e modificando essa Idea para ele mesmo foi que criou três quilhas do mesmo tamanho. Este sistema de triquilha seria conhecido como “thruster” e é o mais usado hoje em dia devido à facilidade de executar manobras muito radicais que liberam muita água, e também por dar muito controle e projeção.

Be Sociable, Share!