Iniciação – Startup II

1    2   R23

Texto feito para a Coluna SUPCULTURE da Revista Parafina (www.revistaparafina.com.br)

Iniciação – Startup – Parte II

Quais são as categorias do SUP?
O SUP possui duas categorias: o Stand Up Surf e o Stand Up Crossing.
No Stand Up Surf, o objetivo é surfar ondas sejam pequenas ou grandes e no Stand Up Crossing é a travessia seja em lagos, lagoas ou mar aberto.
Ainda temos as diversões oriundas do esporte que é a pescaria de SUP, a exploração, a descida de corredeiras e o SUP Wake, onde o SUPer acompanha a lancha usando a própria onda criada por ela.
 
Para surfar de SUP é necessário ser surfista?
Não necessariamente, como também quem é surfista não aprende mais fácil a surfar de SUP que os outros. Qualquer pessoa pode surfar em um SUP, depende muito do seu senso de equilíbrio, o surf de pranchinha ou longboard não ajudam em nada no aprendizado de Standup, mas a forma navegação do surfista e a interpretação da linha de onda, sim, ajudam muito ao surf de standup.
Para quem nunca surfou o importante é adquirir um bom equilíbrio de remada, com isso a curva de aprendizado é mais rápida no surf de SUP que no surf tradicional, porém esta curva declina quando o assunto são as manobras, neste caso a experiência de surf tradicional conta muito mais, principalmente para quem conhece o surf de longboard.
 
Posso somente surfar de Standup?
Sim, se não tiver interesse nenhum em passear (travessias), o iniciante pode permanecer com a prancha hibrida ou partir para uma de onda um pouco menor, caso seja necessário, mas deverá atentar para que a prancha lhe proponha flutuação e agilidade nas manobras, deve-se verificar o Rocker (curvatura da prancha) pois pode ser acentuada para facilitar o Drop (Descida) ou não acentuada, dando-lhe mais velocidade de remada e progressão na onda.
 
Qual o melhor remo?
Entenda o remo como a extensão do seu braço, portando é bom analisar o melhor tipo para seu biótipo e grau de habilidade.
Um remo errado pode causar lesões, eu mesmo tenho uma grave lesão no ombro, resultado do uso errado de um remo de pá larga desnecessário para meu biótipo e tipo de onda surfada.
Há remos maturados com a prática, estes são os ideais. Eles podem variar de madeira, carbono, fibra de vidro ou kevlar.
Tenha dois remos no mínimo, pois eles quebram e você fica literalmente não mão, sempre tenha um de carbono e um de madeira.
Acredita-se que o tamanho ideal é o seu tamanho mais 22 a 15 cm ( aproximadamente um palmo), mas há controvérsias, como falei depende do seu biótipo, importante é se sentir bem na hora da remada.
 
Mahalo!
Flávio Ramalho
Be Sociable, Share!