Iniciação – Startup – Parte III

1    2   R24

 Texto feito para a Coluna SUPCULTURE da Revista Parafina (www.revistaparafina.com.br)


 
Preciso colocar Deck?
Não é obrigado usá-lo, porém o deck é um acessório que te dá muito conforto, além de proteger sua prancha das pancadas, evita a sujeira da parafina, entretanto os mais tradicionais não o usam.
Ao adquirir o deck veja a densidade do EVA (borracha), algumas são mais macias e bem confortáveis e outras são mais duras e geram mais atrito com menos conforto, é uma decisão pessoal.
 
Tamanho é documento?
Sim, tamanho é documento, dependendo da onda surfada.
Esta pergunta é importante e deve ser respondida em forma análoga: compare um Standup tamanho 10´ com uma prancha 6’0”, ou seja, temos um tamanho padrão de prancha, quando temos uma prancha 4’5” temos um prancha extremamente progressiva e mais difícil de surfar, porém muito solta e de fácil manobra em ondas de 6 a 8 pés.
Se o mar sobe para 12 e 15 pés você não vai surfar com a 6’0”; o mesmo conceito se repete ao SUP.
Não se preocupe com o tamanho de sua prancha, naturalmente você vai sentir a necessidade de diminuir o equipamento, isso vai depender da progressividade do seu surf ou caso queira aumentá-lo para fazer grandes travessias ou arriscar-se em ondas gigantes.
 
O SUP é perigoso?
Sim e Não;
Não, para quem respeita seus próprios limites e faz as ações de acordo com o que sabe respeitando o mar e as pessoas que estão perto.
Sim, para pessoas que não almejam cuidados consigo nem com os outros, porém, o surf de SUP de qualquer forma é perigoso, sempre deve ficar atento a tudo e a todos.
A prancha pode pesar aproximadamente 15 kg, tem mais de três metros e tem um leash de 3 metros, ou seja, um raio de 6 metros aproximadamente, que não se pode ficar principalmente em zona de arrebentação.
Antes de descer a onda, sempre, repito, sempre, veja o raio que você vai surfar, para evitar colisão com quem esta entrando. Note; a maioria dos surfistas desconhece o SUP, portanto não tem nenhuma noção do risco de colisão de uma prancha deste porte.
Importante tomar cuidado excessivo ao cair, pois a prancha desgarra e tende a bater em você e pode causar lesões perigosas, caia sempre longe dela e do remo.
Fique sempre atento a qualidade do seu equipamento e dos seus acessórios, não economize, você só tem a perder.
Existem regras de surf que devem ser respeitadas (estude-as), esta modalidade oferece vantagens sobre o surf tradicional, porém o bom senso deve sempre prevalecer, lembre-se de evitar o crowd (Muita gente surfando numa mesma área).
Respeite-se e faça ser respeitado, respeitando os outros. Se isso fosse seguido à regra, com certeza a interação dos surfistas seria bem melhor e todos aproveitariam ao máximo o momento mágico do surf, seja de pranchinha ou pranchão.
 
Mahalo!
Flávio Ramalho
Be Sociable, Share!