SUP Moda ou Cultura

 Texto feito para a Coluna SUPCULTURE da Revista Parafina (www.revistaparafina.com.br)


 SUP Moda ou Cultura
“As pessoas estão perdendo a oportunidade de serem verdadeiros Watermen. Porque um surfista, de onde eu venho, surfa com qualquer prancha… Não é uma questão de ser cool, é uma questão de conhecer o oceano. Se não tiver isso, você perde a chance de ser o mais completo.”
(Duane De Soto, Havaiano)
 
Quando DUKE KAHANAMOKU apresentou o Surf ao mundo, a sociedade conservadora e hipócrita ainda acreditava que aquilo era errado, este pré-conceito era oriundo dos missionários europeus que passava para os seus colonizadores que a tradições nativas eram imorais e não ortodoxas.
Quando Duke Kahanamoku ganhou o ouro de natação nas olimpíadas de Estocolmo, em 1912, calou o mundo.
Como pode um índio ser um campeão olímpico?
Então Duke foi questionado de suas habilidades na natação e sua forma de treinamento, o mesmo respondeu que praticava o He’e Nalu (Surf). O resto da história do grande “Homem Peixe” ou “Homem Água” já conhecemos…
 
Duke não só apresentou o Surf ao mundo, mas sim uma atividade ancestral que cria uma profunda ligação com a natureza, ele a mostrou em sua plena forma, seja na natação, na travessia, na canoagem ou em deslizar nas ondas (He’e Nalu), um conjunto de evoluções que ao passar dos tempos iriam cair no ostracismo.
Porém um Californiano naturalizado Hawaiano, Laird Hamilton, resgata a pura origem do He’e Nalu  o Ku Hoe He’e Nalu, também conhecido como Stand Up Paddle (SUP) e mostra ao mundo o que Duke tanto tinha falado. Isso é Renascimento.
Iniciei este tópico, pois estou abrindo espaço pra você pensar no tema em questão, SUP é Moda?
 
Se você acha que SIM, vamos lá…
 
Então se o SUP é Moda, então o Surf também é, já que estamos falando da mesma coisa, portanto pra você do SIM o Surf é um momento e vai sumir em pouco tempo.
 
A Moda é a tendência de consumo da atualidade, que trata de coisas voláteis.
O SUP não faz parte de um demanda de consumo originada por um modelo pré-formatado, criado para um mercado consumista de uma determinada região.
Portanto meu caro SIM, você esta ERRADO, SUP É CULTURA.
 
O desconhecimento a ignorância geram o pré-conceito, muitos fazem pouco do que significa a própria cultura surf, onde o ato de deslizar sobre a onda é o importante, seja do que for, até sem uma prancha se for o caso.
O Surf de SUP é tão antigo quanto à própria história das Ilhas da Polinésia, ele apenas renasceu em um momento comercial, mas ele sempre esteve lá fazendo parte de uma cultura que gera muita MODA e Milhões de dólares, sustentando um mercado que cresce a cada dia que passa.
Entendam o SUP como uma extensão dos seus limites, seja no surf seja na sua vida. 
 
“O surfista do futuro tem que apreciar todo tipo e modalidade de prancha. É tudo surf, não devem existir rótulos e nem pré-conceitos. É preciso abrir a mente e passar mais tempo com você mesmo. Precisamos descobrir quem realmente somos agora, em vez de ficar pensando em futuro, futuro, futuro. Algumas vezes você tem que olhar pra trás para se mover para frente.” (Joel Tudor)
 
Mahalo!
Flávio Ramalho
Be Sociable, Share!