Surf + Família = SUP

Texto feito para a Coluna SUPCULTURE da Revista Parafina (www.revistaparafina.com.br)


Surf + Família = SUP

Apesar do Surf ser um esporte individual, sua prática em grupo o torna mais interessante e seguro.  Mesmo assim o Surf sempre teve uma relação muito próxima com as famílias, talvez pela sua ligação com a natureza ou por se tratar de um esporte lúdico que leva ao equilíbrio humano.

A história polinésia nos mostra essa intima ligação, quando me refiro a relação, significa ao compartilhamento e troca de emoções, quem não sonha em surfar ao lado de seu(ua) filho(a). Mas pela natureza do esporte que é radical ou seja, usa-se a energia das ondas para executá-lo e sem elas o surf não existe.

Existia!

O Standup Paddle, modalidade de esporte com as ondas que vos escrevo na coluna parafinesca, existe para por o fim neste impasse, imagine um dia sem ondas e junte seus amigos e a família,  faça uma travessia ou uma exploração, se você fizer com segurança terá uma session que jamais sonhou.

Até mesmo se quiser pescar é super interessante, a sua facilidade de mobilidade é bem melhor que de um caiaque, boa parte dos Standups Hawaianos fazem pescaria inclusive com a família.

O SUP é um esporte muito versátil, sem restrições de sexo ou idade, ele tem tudo para criar novos esportes, vejam as relações esportivas que podem ser desenvolvidas e executadas através do SUP:

Standup Paddle SURF – Pegar ondas de SUP, seguem as mesmas regras do surf tradicional, apenas com algumas restrições, como por exemplo manobras dever ser executadas com ajuda do remo.

Standup Paddle BIG WAVE – É o “Tow-in” do Standup, desafio ao extremo.

Standup Paddle WAKE – As Ondas formadas pelo barco, tornam-se ondas surfáveis com SUP.

Standup Paddle CROSS – A Formula 1 do SUP, no Brasil é conhecida como travessia.

Standup Paddle DESCENT OF RIVER – A uso de SUPs infláveis faz-se necessário para descer corredeiras em pé, desafio criado no EUA.

Standup Paddle ADVENTURE – Desbravar lugares que nunca foram explorados.

Fica a dica, pratique SUP com sua família, muitos esportistas sonham em compartilhar o que sentem com as pessoas que amam, o SUP além da radicalidade é possível ser usado em momentos bem tranquilos, onde você pode passear e viver momentos bem especiais.

Mahalo!

Be Sociable, Share!