Stand Up Paddle e a Educação Física.

Texto feito para a Coluna SUPCULTURE da Revista Parafina (www.revistaparafina.com.br)


Stand Up Paddle e a Educação Física.

Desde seu aparecimento no ocidente, há aproximadamente uns 10 anos, se comenta que o Standup Paddle é um excelente desporto para o condicionamento físico.
Acredita-se que seja um esporte completo, seja na preparação física, que visa aumentar a resistência orgânica, equilíbrio muscular, controle motor, entre outros, como também para o equilíbrio mental, visto que este diminui o stress, pois é lúdico e tem uma profunda relação com a natureza, elemento esse que, por mais que a modernidade tente, não consegue se desvincular de nós, afinal de contas quem não se comove com uma bela paisagem natural?
Para mim o SUP é uma jóia rara preciosa guardada a sete chaves pelo povo Hawaino, que hoje o mundo compartilha, crescendo a cada dia que passa em todos os lugares, seja com onda ou sem onda.

Devido à especificidade que o assunto requer, vi a necessidade de uma fundamentação profissional, assim, convidei um grande amigo e SUPer, o professor em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e especialista em Fisiologia do Exercício pela UniFMU de São Paulo, Walter Cortez, que irá para explanar e analisar o SUP sobre o aspecto amplo da atividade física e quais benefícios ele desenvolve ao praticante.

Com a palavra Prof: Walter:
Quando nos imaginamos de pé sobre as águas, de posse de uma prancha e um remo, nos deslocando com as forças do próprio corpo (ou às vezes das ondas ou das correntes aquáticas) não imaginamos que algumas importantes mudanças estão acontecendo no interior do nosso corpo, mais precisamente nos nossos músculos e nos sistemas cardiorrespiratório e endócrinometabólico. Quando nosso corpo realiza um trabalho físico com um certo grau de esforço e permanece fazendo isso por alguns minutos, ou até algumas horas, ocorre a necessidade de suprir essa demanda de energia.

Toda essa mudança ocorrida é chamada de atividade física. Não importa se essa atividade física é feita no trabalho, como os profissionais do trabalho braçal (pedreiros, estivadores, garis, etc), se é feita como fitness (na academia, nos clubes e nos calçadões e praças) ou se é feita de forma desportiva (esportes competitivos), todas são atividades físicas e ocorrerão todas as modificações orgânicas em decorrência da mesma.

O grande barato das atividades físicas é o fato de, ao longo de um período regular de prática periódica, tais modificações orgânicas vão se tornando mais consistentes e verificamos uma melhora geral no organismo de quem as pratica. Chamamos isso de melhora do condicionamento físico ou simplesmente dizemos que esse indivíduo está mais treinado. Em virtude de tudo isso, as pessoas aderiram ao fato de praticarem suas atividades físicas elaboradas, de forma regular, em busca dessa tão falada melhora do condicionamento físico e, consequentemente da saúde, tornando assim o mundo das academias e dos calçadões das cidades bastante povoado. Porém, quando essas atividades físicas são feitas associadas a um aspecto lúdico e de lazer, quando ela independe de obrigação (como no caso dos trabalhadores ou desportistas competitivos) algo a mais aparece no contexto.

Esse prazer envolvido nas atividades físicas acrescenta uma gama enorme de aditivos fisiológicos e mentais que são impagáveis. E tem mais, quando essas atividades físicas são realizadas em contato direto com a natureza resgatam aquilo que o homem vem perdendo progressivamente com a modernidade e a industrialização, seu contexto animal. É… devemos sempre lembrar que somos também animais e nossa relação com a natureza é bastante vital.
Basta prestar atenção nos pequenos momentos do nosso dia onde observamos que qualquer aspecto natural nos agrada, como um pássaro que aparece do nada e canta divinamente, uma bela e frondosa árvore no meio de uma rua repleta de edifícios um belo e espelhado lago ao longo de uma estrada, um magnífico entardecer na praia e, se a maré tiver baixa tudo fica multiplicado por dois. Pararam pra pensar nisso?

Então agora pensemos em fazer uma atividade física que mexa com nossos músculos de forma bastante ampla, que envolva nossos sistemas orgânicos de forma a nos levar às benfeitorias fisiológicas e nos elevar o nível de condicionamento físico (nos deixar mais treinados), que seja bastante divertida e desafiadora e, pra completar tudo, que seja em contato direto com um recurso natural que muito nos atrai, a água. É… pra quem não se tocou a água nos é bastante atraente por vários motivos, mas o principal deles é o fato de sermos feitos quase completamente de água (cerca de 80% de nossas células) e mais, fomos gerados em meio líquido. Portanto se essa atividade está em contato direto com água ela já é campeã. Seja com a água do mar, nas praias com suas paisagens fantásticas, ou com a água de rios e estuários, com sua ligação direta com a vegetação ao redor (pequenas florestas e matas ciliares). Tudo isso compartilhado com alguns companheiros, os animais habitantes desses locais. Pensaram?

Essa atividade é o Stand Up Paddle, ou simplesmente o SUP. ?Pense, numa atividade completa! ? Que envolve músculos importantes que não são trabalhados no dia a dia, resgatando sua força e resistência perdidas com nossa modernidade sedentária; trabalha a coordenação e o equilíbrio corporal, aspectos esses que declinam com nosso envelhecer, mas que o SUP pode manter ao longo da vida do praticante; resgata o valioso contato com a natureza e com isso detem o poder de ser considerada verdadeira terapia mental para seu praticante, pois observamos que o SUPer é um indivíduo mentalmente equilibrado e determinado, capaz de tomar decisões rápidas de forma assertiva, fato esse que o Stand Up Paddle exercita muito bem.

São tantas as qualidades dessa prática que ao realizá-la entendemos o porquê dos antigos polinésios idolatrarem seus compatriotas praticantes, que eram respeitados pelos demais de sua tribo como verdadeiros ?super homens?, ou melhor ?SUPer? homens…

O que é ser um SUPer:

Um SUPer é um atleta muito bem condicionado fisicamente e determinado mentalmente, com um grande equilíbrio físico e psicológico, reconhece a importância de seu planeta e seus recursos naturais pois ele convive diretamente com esses ambiente, é um apreciador de tarefas que exijam um bom desenvolvimento corporal e gosta de desafios tanto físicos quanto psicológico. Convide um SUPer pra fazer uma boa remada de travessia ou para ir a um pico descer algumas ondas que você nunca terá um ?não? como resposta, pois ele sabe muito bem o que significa essa prática milenar e o que ela representa para o seu corpo e sua mente.
Be Sociable, Share!