I RED BULL PADDLE CROSS 2010

RED BULL PADDLE CROSS
Sábado, dia 20 de fevereiro, Garopaba/Imbituba – Santa Catarina – Brasil, vento nordeste, ondulação sudeste, céu azul e sol forte.

Este dia ficará marcado na história do Stand Up Paddle Brasileiro para sempre.

O Internacional RED BULL PADDLE CROSS, foi o nome do maior  evento de travessia de Standup Paddle do Brasil, também o 3º. Maior das Américas, com o patrocínio direto da Red Bull e curadoria da Art in Surf.

A Art in Surf como grande fomentadora do Standup Paddle no Brasil e mentora do evento, teve sua participação fundamental para o sucesso do campeonato, pois junto à Red Bull fez jus a esta parceria, visto o espetáculo que foi a competição.

Folder do evento

O Evento também contou com o apoio da Policia militar e do corpo de bombeiros, que fizeram um trabalho muito expressivo, por muitas vezes motivando e orientando as posições dos atletas.

A estrutura no trajeto era admirável: 8 barcos, 4 Jets, 01 helicóptero, 6 bóias, 02 check points e 02 pontos de fuga.

As inscrições eram limitadas, ao todo 99 vagas, felizmente eu tive a honra de presenciar e participar desta competição e completar este grande desafio.
No momento da competição 75 atletas participaram, os outros concorrentes receberam W.O.

A missão desses 75 nobres guerreiros era realizar a primeira travessia de 18 km, da baía de Garopaba até a Praia do Rosa (lado sul), em menor tempo possível.
Esta travessia não é fácil, pois encarar parte do trajeto com vento de frente em mar aberto e uma ondulação de sudoeste atrapalhando é bem complicado.

A pesar da mudança de direção de rota durante o percurso, que deixou o vento em boa parte do trecho á favor, as vagas lançadas nos costões mantiveram o mar bem agitado, dificultando assim a remada.
Este bendito vento, ajudou a arrancar boa parte das bóias, prejudicando a localização dos atletas.

Mesmo assim, os desafios foram sendo derrubados um a um e apenas 60 bravos “SUPers” finalizaram a prova.
Com certeza estes 60 são grandes vencedores, mesmo com pranchas menores (para onda) ou nunca terem participado de uma travessia deste nível, esses guerreiros  têm seus méritos no grande desafio de remada em Standup Paddle Board do Brasil, o Internacional RED BULL PADDLE CROSS.

Colocações no I Red Bull Paddle Cross
1. Kauli Seadi (Florianópolis/SC) – 01:59:50
2. Thomas Maximus (Estados Unidos) – 02:04:60
3. Remy Lavie (França) – 02:07:37
4. Lars Gellund (Imbituba/SC) – 2:15:44
5. Marcio Vilela (Imbituba/SC) – 2:16:46

Vejam as fotos do evento;

Be Sociable, Share!